Você deve se preparar para um serviço de contabilidade substituto, caso já tenha decidido que é hora de fazê-lo. Aqui está uma lista dos documentos necessários e como obtê-los de forma rápida e objetiva
Uma vez que o profissional de contabilidade não possa atender às exigências de sua empresa, você naturalmente deseja procurar um novo prestador de serviços a fim de cumprir suas obrigações. Continue lendo para saber quais são os documentos necessários para uma troca de contador e veja como fazer a troca de seu contador sem dor de cabeça:
Quais os documentos necessários para realizar a troca de contador?
Para trocar de contador, seu novo contador deve ter acesso a dados e informações relacionadas
à contabilidade. Os seguintes documentos o ajudarão na transição sem problemas.
1. Escrituração Contábil
A escrituração contábil é essencial, pois contém informações contábeis cronologicamente registradas, sendo ele um dos documentos mais importantes.
2. Contrato Social
O Contrato Social de uma empresa é sua “certidão de nascimento”. Ela contém dados sobre os proprietários, seus direitos e deveres, as atividades econômicas da empresa e os termos de operação.
3. Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social
Documentos que fornecem informações sobre as relações de emprego da empresa e os salários que pagam.
4. Comprovante de pagamento de tributos e notas fiscais recebidas
Os pagamentos de impostos de sua empresa, tais como FGTS, INSS, DARF, ISS e contribuições sindicais, entre outros aspectos, devem ser documentados a fim de mudar seu contador. Além disso, separar todas as notas fiscais que você recebeu de seus fornecedores é crucial.
5. Levantamento de empréstimos e financiamentos
Antes de encontrar um novo contador, faça uma lista de todas as dívidas e dos financiamentos pendentes.
6. Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica
Um contador escreve o Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica para formalizar a transferência de serviços de contabilidade de um profissional para outro.
7. Comprovante de despesas gerais
Todas as contas devem ser separadas e mantidas com seu novo contador.
É necessário salientar que a documentação nesse processo é extremamente importante para não haver erros e problemas. Confira a documentação por departamento.
Departamento Fiscal
Os documentos relativo ao Departamento Fiscal são:
- Dados de acesso ao portal do Simples Nacional – para empresas optantes pelo regime;
- Inscrição Municipal (CCM);
- Senha do Posto Fiscal Eletrônico;
- Senha de acesso ao site da Prefeitura.
Departamento Contábil
Também é necessário ter todos os documentos contábeis, eles são:
- Balanço Patrimonial;
- DRE – Demonstração do Resultado do Exercício;
- Balancete;
- Livro Razão;
- Livro Diário.
Departamento Pessoal
Quanto aos demais documentos relativos ao Departamento Pessoal, constam:
- Procuração no Conectividade Social;
- Procuração no portal do e-Social e portal E-CAC;
- Procuração no Empregador Web e senha de acesso do Empregador Web;
- Última DIRF enviada;
- Última RAIS enviada;
- GFIPs enviadas correspondentes aos últimos 12 meses;
- Fichas de registros dos trabalhadores;
- Relatório de médias e relatório das folhas de pagamento dos últimos 12 meses detalhados;
- Rescisões calculadas dos trabalhadores desligados;
- Relatório de programação de férias com o detalhamento dos períodos aquisitivos e relatório da evolução de cargos e salários dos funcionários.
8. Contrato de Prestação de Serviços
Por fim, um Contrato de Serviço devidamente preparado deve ser assinado entre a empresa e o novo profissional de contabilidade, uma vez que o cargo for preenchido.